domingo, 26 de julho de 2009

VII Curso de férias da Seara da Ciência

A EEFM Edson Corrêa,foi uma das cinco escolas participantes do VII Curso de Férias com o tema: Luz, Cores e Razão, realizados nos dias 13 a 24 de julho e 2009, para professores de Ciências e alunos em que destaco os professores: Antônio Luiz da Costa Carvalho (Matemática), Mazarely Bezerra Cavalcante (Biologia) e Séphora Luciana de Castro Bastos Sampaio (Biologia) e alunos: Camila de Mesquita Alves 3º ano Maria Tamires Carneiro do nascimento Antonia Luzineide da silva cruz 3º ano 3º ano Daniel Martins Duarte 3º ano Ana Paula Silva Camilo 3º ano Auricelio Alves de Sousa 3º ano Beatriz Maciel Aliança 2º ano Jussara dos Santos Monteiro 2º ano Maria Karolina Basilio 1º ano do ensino médio da Escola Edson Correa (Caucaia).

Atividades realizadas

Os cursos de férias promovidos pela Seara da Ciência são baseados em metodologia aplicada pelo professor Leopoldo de Meis do Departamento de Bioquímica Médica da UFRJ. Nele, são desenvolvidas atividades cujo principal objetivo é inserir o professor em um ambiente de discussões e práticas docentes onde diversos conceitos científicos poderão ser abordados de maneira mais dinâmica pelo aluno. A idéia principal é tornar o professor mais aberto a novas metodologias de ensino, centrando o ensino no aluno. O uso de diferentes abordagens pedagógicas como a utilização de teatro científico, a realização de aulas de campo, a utilização de materiais de baixo custo, o treinamento em habilidades de comunicação, dentre outros, são os principais pontos enfocados durante o curso.

As atividades podem ser agrupadas em:

Palestras Oficinas Aulas Práticas Teatro científico


Visite ao site, e veja algumas fotos vídeos das atividades realizadas com os professores e alunos participantes do curso;

Tema do Curso Cores, Luz e Razão

Data de ínicio: 13/07/2009 - Hora: 07:00 as 17:00

Local: SEARA DA CIÊNCIAS