segunda-feira, 18 de abril de 2011

Projeto Aprendiz de Química - Alunos

















A cada etapa realizada do Projeto Professor Aprendiz em Química – PAQ , a profa. Séphora Sampaio colocava em prática com seus alunos aulas no laboratório de ciências da Escola Profissionalizante Marly Ferreira Martins.
Foi realizado na primeira etapa, a produção de sabão caseiro (reciclagem de óleo usado); na segunda etapa foi elaborado tintas feitas a base de materiais orgânicos encontrado no lixo (repolho roxo, urucum, beterraba, café, etc.) e a terceira etapa fechando o ciclo foi realizado a reciclagem de papel, para a construção das caixinha personalizadas pintadas com tintas alternativas para colocar o sabão.
Parabenizo a todos os meus alunos pela competência e compromisso.
Abraços,
Profa. Séphora Sampaio.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Projeto Aprendiz de Química - Professores

Iniciou no de 14 de maio o curso PAQ( Professor Aprendiz de Química) o curso tem como objetivo principal capacitar Professores de Química para desenvolver atividades práticas com material alternativo, utilização das TIC's, bem como outros recursos pedagógicos que possibilitem a abordagem dos conceitos teóricos de forma contextualizada e interdisciplinar conforme o que é estabelecido pelos PCNEM.
As aulas são ministradas na escola José Maria Pontes da Rocha, nas quinta-feiras, pelas tutoras: Suiane Costa Alves, Ana Kédyna Ribeiro e Janaína Belo.As professoras Séphora Sampaio e Michelle Ripardo da Escola Profissionalizante Professora Marly Ferreira Martins, estão sendo capacitadas e capacitando os estudantes no laboratório de Ciências da escola, colocando em prática as três etapas do projeto, que são: Fabricação do sabão, tintas e reciclagem de papel.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Projeto Sobremesa Cultural






Apresentação do projeto na escola.
Aluna Maria Verônica Oliveira Rodrigues - 1 ano C (Técnico em Turismo).



Foto: Apresentação do projeto na escola.
Aluna Jéssica Elén de Castro Gois - 1 ano A (Técnico em Enfermagem).


Este projeto, confirmado os resultados, poderá ser multiplicado para outras escolas da comunidade, difundindo o conhecimento adquirido, para um maior número de estudantes e professores, que visam fomentar o senso crítico do corpo docente e discente.



RESUMO

Apresentamos neste trabalho a realização de sessões de vídeos de curta metragem, slides, podendo ser acompanhados de palestras ao final, buscando implantar um momento cultural no horário do almoço na EEFM Profa. Marly Ferreira Martins, que visa criar assim um núcleo de desenvolvimento de novas práticas e trabalhos científicos, relacionados à cultura, envolvendo a comunidade escolar com atividades envolvidas nas áreas técnicas, na enfermagem, informática e turismo, promovendo o envolvimento com toda adjacências da comunidade escolar.
Montar uma sala de vídeo com equipamentos e estrutura de cinema e auditório para apresentação de vídeos, slides e/ou palestras.
Envolver o corpo docente para apresentar vídeos/documentários/reportagem, que sejam de importância na sua disciplina e participar cooperativamente do projeto.
Preparar monitores das diversas áreas técnicas para a execução do projeto e incentivar o trabalho interdisciplinar e em grupo.
Definir responsabilidades aos estudantes, para a organização de grupos com funções especifica neste projeto, sendo direcionadas estas funções pelas características da sua formação técnica, neste caso específico, enfermagem, informática e turismo, destacando o trabalho cooperativo entre estes, visando o sucesso do projeto.

E-mail para contato: biosephora@yahoo.com.br